A Umbanda é uma religião brasileira fundada em 1908 pelo Cabloco das Sete Encruzilhadas, através do médium Zélio Fernandino de Morais, que assimilou elementos religiosos do catolicismo, do espiritismo e das religiosidades africana e indígena, tendo como lema Paz, Amor e Caridade.

Por vezes, equivocadamente confundida com o Candomblé e a Quimbanda por partilhar de alguns princípios com elas, a Umbanda é uma religião com teologia e fundamentos próprios.

A Umbanda caracteriza-se pelo atendimento holístico (corpo, mente e espírito), à prática da caridade (fraterna, espiritual e material), ao atendimento sempre gratuito e sem proselitismo (aberto a pessoas de todas as religiões e jamais incentivando ou estimulando sua conversão).

O culto umbandista é realizado em templos, terreiros ou centros apropriados para o encontro dos praticantes onde entoam cânticos e fazem uso de instrumentos musicais como o atabaque. O culto é presidido por um chefe masculino ou feminino. Durante as sessões são realizadas consultas de apoio e orientação a quem recorre ao terreiro, práticas mediúnicas com incorporações de entidades espirituais e outros rituais.

 

Definições

Umbanda é um vocábulo das línguas africanas Umbundo e Quimbundo, cujo significado é “arte de curandeiro”, “ciência médica”, “medicina”. Quando ao sentido espiritual, significa luz divina ou conjunto das leis divinas.

 

Fundamentos

Em razão da natureza da Umbanda, ela não possui uma codificação, um livro sagrado, um comando ou dirigente central (como um “papa”). E embora possa existir variações de rituais entre os terreiros, há fundamentos pétreos essenciais:

  • Crença num ser supremo e único, Deus.
  • Crença que os orixás são emanações da Divindade, assim como todos os seres criados.
  • Crença na Lei das Reencarnações, por onde os seres evoluem rumo a plenitude.
  • Crença na Lei de Justiça Universal, pode onde os serem colhem os frutos de suas boas e más ações.
  • Crença na Lei da Fraternidade Universal, somos todos irmãos, criados e amados de forma igual por Deus
  • A Umbanda está a serviço da Lei Divina, por isso só faz o Bem, jamais prejudicando ou causando prejuízos a alguém, e respeitando o livre-arbítrio da pessoas.
  • Jamais usa magia negativa nem sacrifício de animais.
  • Jamais cobra ou aceita retribuição por qualquer atendimento, consulta ou trabalho.

Além disso, devem estar presentes em seus dirigentes e trabalhadores da casa a humildade, a simplicidade e a harmonia. Onde houver cobrança ou barganhas, arrogância, sensualidade, sacrifícios de animais, promessas para prejudicar outrem ou resolver quaisquer problemas, desconfie da legitimidade, pois esses locais podem ser de baixo teor vibracional, atraindo seres espirituais de baixo desenvolvimento moral, que desrespeitam as Leis Divinas.

 


JÚNIOR BARBOSA, ADEMIR. O Livro Essencial da Umbanda. São Paulo: Universo dos Livros Editora Ltda, 2014.

JÚNIOR BARBOSA, ADEMIR. Curso Essencial de Umbanda. São Paulo: Universo dos Livros Editora Ltda, 2011.

PEIXOTO, NORBERTO. Iniciando na Umbanda. Porto Alegre: Triângulo, 2015.