Tudo começou em 1961, quando o terreiro foi inaugurado com o nome Associação Espírita de Umbanda Treze de Maio e Caboclo Tanabi pela vó Judith Paganini Corcelli e seu filho Osvaldir José.

No anos 1970, Pai Osvaldir levando a mãe Paula pelas mãos, ainda criança, dentro do terreiro.

Quase uma década se passou até que, em 1970, conseguíssemos a documentação, numa época em que as coisas eram bem mais difíceis.

Desde lá, inesquecíveis trabalhos foram realizados no nosso chão. Giras sempre iluminadas, casamentos abençoados, coroações que entraram para memória e muitas ações de caridade, levando no peito os ensinamentos da Umbanda. Com muita fé e esforço, em 2001 foi inaugurado o Lar Judith Angela Paganini Corcelli e de toda a diretoria da casa na época.

Desde 2005, quem conduz os caminhos da casa é a mãe Paula Cristina Corcelli Jorri, levando com muito amor a missão de dirigente, deixada por seu pai Osvaldir e confiada pelos guias e Orixás. A casa, então, recebeu o nome Associação Espiritualista Caboclo Urubatan, e em pouco mais de dez anos, muitas mudanças aconteceram, como a chegada de novos filhos na casa, com o aumento dos assistidos e com uma variedade de trabalhos desenvolvidos pelo terreiro.

Já estamos precisando de um novo chão, um novo lugar para continuarmos a nossa caminhada na Umbanda e acolher tantas pessoas. Os próximos passos desta estrada são a construção de um novo terreiro e do Lar do Vadi, um abrigo para os idosos.

Estamos nos empenhando para construir mais este sonho e não vamos desistir. São os frutos de uma árvore que foi plantada lá em 1961, são bons frutos que iremos colher em breve, com todos aqueles que acreditam no bem, na caridade e em toda a nossa história.